O Natal ao redor do mundo

sábado, dezembro 26, 2015

    Oi gente! Como está no clima natalino aí? Dia 26 é o dia daquela ressaquinha e de ficar pensando em tudo o que comemos de exagero na ceia e no almoço haha
    Gosto bastante do Natal, do clima, de rever a família, das comidas... Mas nem todo lugar tem a mesma tradição. Da mesma forma que existem diferenças nas tradições entre famílias, há também entre países. É sobre esse mix de culturas que vamos falar hoje! Vem conferir:

Krampus
Na Áustria, Alemanha e outras partes da Europa o Papai Noel tem a sua versão má, Krampus. O monstro pune as crianças que não se comportaram no ano. (sua mãe tinha razão ao dizer que crianças más não recebiam presentes haha)



Glögg
Na Suécia, a bebida quente Glögg não pode faltar nas festas, que se iniciam no dia 13 de dezembro pelos cristãos, com procissões e tochas. As casas são decoradas com cortinas vermelhas e os pinheiros são enfeitados. Há 50 anos, um especial de Natal do Pato Donald é exibido na véspera.



São Nicolau
A troca de presentes na Holanda acontece no dia cinco de dezembro, já que os dias 25 e 26 são reservados para a confraternização. É costume das crianças holandesas colocar mimos em seus sapatos para atrair os cavalos de São Nicolau, personagem semelhante ao Papai Noel.



Saunas
Frequentar saunas e visitar os entes já falecidos nos cemitérios em plena véspera de Natal são curiosas tradições na Finlândia, onde as crianças cortam e enfeitam pinheiros que levam até suas casas com o auxílio de trenós.



Rússia
Na ceia russa não há espaço para carne, apenas mel, grãos e frutas. Comemorado no dia sete de janeiro, o feriado passou por diversas mudanças de costumes, como a proibição das árvores de Natal durante o regime comunista, revogada na Revolução de 1917.



Vinho
Visitar um desafeto levando uma garrafa de vinho é a famosa reconciliação de Natal praticada na França. Além do gesto, os franceses aderem aos presépios para enfeitar a casa e os pratos servidos na ceia variam de região para região.



Belfana
Na Itália, a bruxa Belfana cumpre a função do popular "bom velhinho", entregando apenas no Dia de Reis presentes ou castigos, dependendo se a criança foi boa ou ruim durante o ano.




Espinhos
No Iraque as famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.


    E aí, o que acharam? Bem diferente do Brasil, não é mesmo? Conte nos comentários o que você e sua família costumam fazer no Natal. Beijos e até a próxima!

Imagens ilustrativas

Leia também

1 comentários

  1. Muito bacana conhecer as tradições de cada país. Sempre tive a ideia de que todo lugar tinha a tradição do papai noel, renas, presentes, árvores de natal, peru e, principalmente, que eram todos no mesmo dia, rs.

    Gostei da forma sucinta que explicou cada um. Ficou bem fluido de ler :)

    Primeira vez que passo por aqui e gostei do seu cantinho ^^
    Aproveitando: Feliz 2016 :D

    Beijo, beijo
    www.drawnwings.blogspot.com

    ResponderExcluir

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!