Série: Efeitos de Fotografia (Bokeh)

sábado, novembro 14, 2015

    Segundo post da série Efeitos de Fotografia (YAY!). Decidi que os posts da série serão mensais e provavelmente irão ao ar na primeira quinzena de cada mês! Sem contar que ainda estamos no projeto 6 on 6 e os posts saem todo dia 6. Então, fiquem atentos pois teremos dois projetos no início do mês!
    O efeito de hoje é o Bokeh. Veja um exemplo abaixo:

O que é?
Bokeh se refere às áreas fora de foco ou distorcidas em uma fotografia. Basicamente, dá-se destaque a um elemento enquanto o "resto" é desfocado. Mas espera, esse desfoque pode dar um charme a sua foto!

O que eu preciso para fazer?
Uma câmera, uma lente clara (muitas pessoas usam a 50mm) e, se quiser, fontes de luz.

Como funciona?
Configure a câmera para uma maior abertura (f 1.4 ou 1.8) e esteja próximo do seu primeiro plano (ou seja, o que você NÃO quer desfocar). Quanto maior a distância entre o primeiro e segundo plano, melhor. Caso você esteja fotografando luzes, deixe a câmera em velocidade rápida para que os círculos de luz fiquem bem definidos.



    Bokeh é um efeito muito versátil, pois basta usar a sua criatividade e imaginação para criar fotos incríveis. Você pode simplesmente desfocar o fundo de fotos (o que é usado em muitas fotografias profisionais, inclusive ensaios ao ar livre) ou desfocar luzes, seja de pisca-pisca, semáforos, luzes da cidade ou lâmpadas.
    Algumas pessoas deixam essas luzes com formatos diferentes (corações, estrelas...) e para isso, é só cortar uma cartolina preta circular, do tamanho da sua lente, e no meio, um "buraco" com o desenho que preferir.
    Você pode adaptar a abertura e o tempo de acordo com a situação a ser fotografada. Deixe a magia acontecer! Se quiser, pode mandar suas fotos pra gente com a hashtag #bazardefotos.
    Espero que tenha gostado e deixe nos comentários suas dúvidas, opiniões e sugestões para os próximos efeitos! Até mais <3


Leia também

2 comentários

  1. Efeito lindo, mas gostei mesmo foi do truque da cartolina. Quero tentar depois. Bjsss
    http://dibobis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei, vou tentar essa dica com a cartolina, se der certo posto o resultado.

    ResponderExcluir

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!