Série: Efeitos de fotografia (HDR)

sábado, dezembro 12, 2015

    Terceiro post da série! Uhu!
  Sabe aquelas fotos de paisagens que você vê na internet que são simplesmente fantásticas e você pensa "eu nunca vou conseguir tirar uma foto assim" ou "esse fotógrafo deve ser muito foda"? Essa fotos parecem até um pouco surreais de tão perfeitas. Mas saiba que isso é possível graças a uma técnica chamada HDR, que se você não conhece, vai saber tudo sobre ela agora!

O que é?
HDR significa High Dynamic Range, que traduzindo é Grande Alcance Dinâmico. Basicamente, é uma foto com riqueza em detalhes (quase como se você estivesse vendo a olho nu), conseguida devido a uma mescla de vários graus de exposição.

O que eu preciso para fazer?
Uma câmera e um tripé (ou apoio)! Simples, não?

Como funciona?
O tripé ou apoio para câmera é recomendável para que você tire fotos "idênticas" e não correr o risco de tremer a foto ou dar uma deslocadinha na mão e acabar enquadrando uma parte que não estava nas outras fotos (as imagens tem que se sobrepor perfeitamente).
Para tirar uma foto HDR, basta configurar a exposição da sua câmera para tirar uma mais escura, uma normal e uma bem clara. Você pode configurar manualmente, mas existem câmeras que tem a opção Automatic Exposure Bracketing (AEB). Os valores de exposição utilizados variam de -2 á +2, ou seja, você tira uma foto com -2 EV de exposição, uma com 0 EV e outra com +2 EV. Depois, é só mesclar tudo em um programa de edição bom. 


    Pois é, essa técnica não é possível obter já na câmera, é necessário dar uma editada para tudo ficar bonito. Agora, vamos a alguns tópicos importantes:

- Não utilize flash. Fotografe sempre com a luz natural. O "claro" e "escuro" você configura na exposição, não no flash!
- Dá pra tirar esse tipo de foto com o celular? Dá. Desde que seja possível configurar a exposição nele.
- Algumas pessoas utilizam mais de três fotos nessa técnica. Quanto mais variedade de exposição, mais detalhes. Porém, três fotos já fica bom.
- Com a prática, você pode ir testando e descobrindo novas exposições e novas maneiras de fotografar essa técnica. Você pode testar o diafragma, ISO e outras funções da sua câmera que podem te ajudar nisso.
- Essa técnica fica bonita quando é uma paisagem ou um lugar cheio de detalhes (o interior de uma igreja, por exemplo). Não tire fotos de pessoas nem de objetos que não possuem tantos detalhes assim. Vai ficar estranho.
- Dá pra fazer essa técnica com uma imagem só também. PORÉM a qualidade vai ficar infinitas vezes menor (porque você vai ter que esbranquiçar e escurecer ela num programa de edição).
- Cuidado, mas muito cuidado com a aparência "fantasmagórica". Você já deve ter visto uma foto de alguma menina no seu Facebook com uma sombra branca ao redor dela, provavelmente numa praia. Isso acontece porque ela exagerou no HDR e deixou uma diferença muito grande de contraste (sem contar que HDR de pessoas não tem tanta graça, né?).
- Essa técnica serve para evidenciar os detalhes, não pra parecer que é uma montagem e o efeito ficar gritante, parecendo uma aberração. Deixe as coisas mais naturais para que a imagem fique natural.

    Basicamente é isso, galera. Não vou ensinar como editar e mesclar as fotos porque se não o post ia ficar muito longo. Existem vários tutoriais na internet que vocês podem encontrar tudo direitinho e bem explicado.
    Não se esqueçam de comentar o que acharam e suas sugestões, além de postar suas fotos com a hashtag #bazardefotos. Até a próxima <3

Leia também

2 comentários

  1. Muito legal o texto e bem explicativo, agora só falta testar a técnica e ver os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anderson! Teste aí e conte pra gente como foi, aproveita e mostra suas fotos! haha

      Excluir

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!