Série: Efeitos de Fotografia (LightPaint)

sábado, outubro 10, 2015

    Oi gente! Este é o primeiro post de uma série que faremos aqui no Bazar de Fotos. Com o intuito de trazer curiosidades, mas também dicas fotográficas para vocês, essa série trará, a cada post, um efeito de fotografia, com definições, exemplos e tutoriais. Vale ressaltar que os posts não serão seguidos. Haverá um intervalo de tempo entre eles (que eu ainda não sei de quanto tempo rs). Talvez 15 dias ou 1 mês.
    Você provavelmente já viu fotos um pouco "diferentes" na internet. Fotos com rabiscos de luz, luz "esfumaçada", efeito de movimento, entre outros. E provavelmente você também achou que tudo isso era edição de programas. Em alguns casos, sim. Mas em outros, a mágica surge ainda na câmera. E o melhor de tudo: qualquer um pode fazer! Aqui no Bazar prezamos a ideia de que não é necessário ser um profissional para fazer fotos boas... É isso que pretendemos repassar a você.
    Hoje começaremos com o efeito de longa/alta exposição (LightPaint), que cria fotos como essa abaixo:



O que é?
Traduzindo, signifca "pintando com a luz". Basicamente, consiste em criar fotos de maneira que o movimento da luz forme letras, desenhos ou formas.

O que eu preciso para fazer?
Um tripé ou apoio para a câmera, uma câmera com ajustes manuais, uma fonte de luz e um lugar escuro :)

Como funciona?
- Ajuste sua câmera para o modo longa exposição (aprox. 30 segundos), configure o diafragma em valores intermediários (como f/11) e a sensibilidade (ISO) com valores baixos (como 50, 100 ou 200)
- Coloque sua câmera sobre um tripé ou apoio (isso é muito importante para sua foto não sair borrada).
- Aí é só deixar fotografando! 
    Com essa técnica você pode tirar fotos das luzes dos carros na avenida, formando rastros; do movimento das estrelas; de fogos de artifício e de você mesmo (ou outra pessoa) desenhando com a luz.
    Para desenhar com a luz, é recomendável um lugar totalmente escuro e que você use roupas também escuras. Por que isso? Porque a câmera vai capturar toda fonte de luz e se você estiver com roupas claras, ela poderá sair na foto. Com uma fonte de luz na mão (um flash de celular, por exemplo) você pode criar a imagem que quiser! 
    Vale lembrar que os valores da exposição, ISO e diafragma não são fixos. Você pode ajustá-los a seu gosto e de acordo com o que quer fotografar.
    Ah, e uma curiosidade muito bacana é que a alta exposição não serve somente para fotografar luz. Ela é, na verdade, utilizada para fotografar qualquer coisa em movimento, como exemplo a água. Sim! Experimente fotografar em alta exposição uma cachoeira ou o mar batendo em pedras. Eles sairão com um efeito aveludado incrível!

Fonte: Tony Amstrong
    Use e abuse da sua criatividade! Teste, reinvente e se divirta! Adoraríamos receber as fotos de vocês se aventurando, basta escrever #bazardefotos :)
    Espero que tenha gostado e deixe nos comentários suas dúvidas, opiniões e sugestões para os próximos efeitos! Até mais <3

Leia também

3 comentários

  1. As fotos de luzes de carros para mim são as mais bonitas, eu fico sempre maravilhado com esse efeito. Adorei as fotos. Beijurso.

    Dois Ursos

    ResponderExcluir
  2. OMG!!!! Sou apaixonada por esse efeito, muito, muito, muito lindo. Parabéns pelo post incrível <3 Sucesso.

    http://abitoffashioneb.blogspot.com.br/2015/10/amo-de-paixao-liah-chic-bijuterias-e.html

    ResponderExcluir

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!