Pirogravura - Arte em Madeira

terça-feira, outubro 27, 2015

Já ouviu falar sobre a Pirogravura? (piro = fogo + gravura = estampa). É a arte que permite gravar uma imagem usando fogo sobre madeira, cortiça, couro, entre outros materiais. É utilizado um aparelho que contém uma ponta de metal incandescente. De acordo com a peça e o desenho a ser gravado, é que se escolherá a ponta de metal a utilizar.
Quanto mais macio for o material trabalhado mais se exige habilidade para que não se produza uma marca muito funda na peça. A pirogravura foi utilizada milenarmente por muitos povos, para gravação sobre flechas, madeiras, contas de ossos e outros utensílios. Atualmente com a expansão do artesanato numa forma geral, tem sido largamente utilizada na gravação de caixas de madeira, painéis e sandálias feitas em couro, quadros em madeira e o que a sua criatividade desejar!!! 

Confira alguns trabalhos de tirar o fôlego abaixo.












Confira também um vídeo em que o artista reproduz com perfeição o rosto de uma mulher!!




Se desenhar com grafite no papel não é nada fácil, imagina como deve ser fazer um desses ein?? Simplesmente lindo!!! Comente o que você achou dessa arte abaixo, queremos saber sua opinião!!



Leia também

1 comentários

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!