Dicas para fotos incríveis com seu smartphone

sábado, agosto 29, 2015


     Engana-se quem pensa que para tirar boas fotos é preciso uma câmera profissional e lentes boas. Muito menos ser fotógrafo profissional, viu? É claro que um curso ou até mesmo um tempo de experiência ajuda, mas não é uma regra. 
    Além de prático para fotografar, o celular é um utilitário que está (literalmente) sempre às mãos das pessoas. Por isso, é muito mais recorrentes as fotos tiradas por ele. Existem inúmeras dicas para você fotografar bem com seu celular, e nesse post vamos listar algumas delas. Vamos conferir?

1. Conheça seu telefone
Muitas pessoas procuram nas lojas um telefone com número de megapixels alto, e elas tem razão: quanto maior o megapixel da câmera, maior a qualidade da foto. Isso não significa que você tem que comprar um celular de 20 megapixels. Acima de 3 já está bom. Mas além disso, você tem que conhecer a câmera do seu telefone, saber do que ela é capaz de fazer e quais as suas funções. É o primeiro passo para uma boa fotografia.


2. Esteja atento à luz
Você provavelmente já ouviu falar que a luz importante na hora de fotografar. E é mesmo! Ensaios fotográficos nunca são feitos quando a luz do sol está alta (fim da manhã e início da tarde). Geralmente eles são feitos de manhãzinha ou bem à tardinha. Outro fator importante também é nunca tirar fotos de costas para o sol, pois ela poderá sair escura (a menos que a intenção seja silhuetas). Tome cuidado com a iluminação artificial: ela pode ser sua amiga e inimiga. Verifique a posição em que ela está e se ela não deforma a pessoa ou objeto em que se quer fotografar. Para você ter uma ideia, veja o gif abaixo feito de um vídeo da internet:



3. Nunca use o zoom
O zoom do celular tira a qualidade da imagem e pode até deformá-la. Por isso, certifique-se de estar perto o bastante do seu alvo. É aconselhável um ou dois passos de distância dele.

4. Ao nível dos olhos
Na maioria das vezes, seguramos a câmera/celular na altura do peito e olhamos de cima para baixo, obliquamente. E aí o que capturamos não é bem aquilo que tínhamos visto ou pensado ver. Você também já reparou que os fotógrafos usam a câmera ao nível dos olhos? Eles costumam chegar bem pertinho do olho, como se fosse aquelas câmeras antigas que usavam filme, lembram? E essa é a postura correta que devemos adotar. O ângulo dos olhos é indispensável!

5. Explore novos ângulos
Os ângulos devem sempre variar! Do que adianta ter cem fotos no seu perfil do Facebook com o mesmo ângulo? Bem monótono e cansativo, não é mesmo? Você deve estar se perguntando: "Mas não era para manter a câmera sempre ao nível dos olhos?". Sim. Nesse caso, não é a câmera que se move, mas sim o fotógrafo. É por isso me muitos se deitam, ajoelham, se arriscam, se penduram e pintam o sete na hora de fotografar! Tanto que são até chamados de contorcionistas.

6. Preocupe-se com o enquadramento
Enquadramento é um dos fatores mais importantes em uma foto boa.  A dica é manter seu alvo no centro, para que fique bem enquadrado. Mas é uma regra? Claro que não! Existem vários modelos de enquadramento, você pode usar quantos e quais quiser. Só deve se preocupar se todos os elementos que quer fotografar estão na tela e que não há nada saindo ou entrando nela.

7. Tenha uma inspiração
Se inspirar não é copiar. Existe uma frase mais ou menos assim. Você pode olhar na internet poses e fotos das quais goste e tentar reproduzir, mas da sua forma e com o seu estilo.

8. Planos
Uma coisa muito comum é a fotografia em planos. Você provavelmente já deve ter visto ensaios nos quais os fundos são desfocados. Confesso que, na minha opinião, dão um charme a mais. Você pode usar e abusar dos planos! Mesmo que não desfoque completamente o que ficar mais ao fundo.

9. Filtros
Use filtros e aplicativos para complementar sua foto. Quem foi que disse que as fotografias profissionais não tem uma "photoshopada"? Tem sim! Você pode usar e abusar dos aplicativos para dar um toque final à sua imagem. Mas tome cuidado para o efeito não tirar a qualidade da sua foto!

10. Técnica HDR
Você já ouviu falar da técnica HDR ("High Dynamic Range" ou "Grande Alcance Dinâmico')? Ela procura representar melhor tanto as áreas mais escuras quanto as mais claras. Com essa técnica, a imagem fica muito mais real e dinâmica. Para que isso aconteça, são utilizadas várias fotos sobrepostas com exposições diferentes (são necessárias no mínimo três). Basta configurar a câmera para exposição manual e tirar três ou mais fotos da mesma paisagem com exposições diferentes. Depois, é só editar!

    Espero que tenham gostado e sido útil de alguma forma! Se quiserem, podem tirar suas próprias fotos e mostrar pra gente nos comentários, inbox do Facebook ou pelo Instagram (@bazardefotos). Vamos ficar felizes em receber. Em breve faremos um post também sobre aplicativos para editar sua foto, esteja atento! Não se esqueça de deixar sua opinião abaixo. Até a próxima!


Leia também

18 comentários

  1. Muito boas!Sou fã #1 de fotos com smartphones :)
    http://enkontrocomk.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Ás vezes conseguimos fazer fotos ótimas com eles!

      Excluir
  2. Adoro fotografias e logo amei as dicas
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amarilis adorei a parte de tirar a foto a partir do nível dos olhos foi uma supeeer dica, vou testar nas próximas que eu tirar! E você indica algum aplicativo para android para desfocar imagens. Adoro tirar fotos do meu bebê, vivo tirando fotos e adoro aplicativos para editar as fotos e se vc quiser indicar algum rs.

    Jack!

    Bju bju bju


    www.entrefraldaseblush.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jack! Fico feliz que tenha gostado, e essa dica é realmente mt boa! Logo logo farei um post aqui sobre app pra editar fotos, te mando o link quando publicar! ;)
      Beijos

      Excluir
  4. Também costumo ser assim na escolha da roupa quando vou viajar :P É incrível! :D
    Vale mais arrependermo-nos de levar muito do que passar frio, por exemplo :P

    Excelentes dicas, sem dúvida. Eu adoro tirar fotos para o instagram e faço-o sempre com o telemóvel... Tento sempre ter a maior atenção à luz, ao local e assim :D

    NEW INSTAPLEASURE POST | How was your August?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Melhor se arrepender pelo excesso do que pela falta haha
      Tirar fotos com o telefone é muito bom <3
      Beijos

      Excluir
  5. Não existe desculpa para não fotografar <3
    Não é o equipamento que faz o fotógrafo.. Ótima dicas

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, bem útil! Eu não consigo tirar fotos muito boas com meu celular, mas irei aplicar essas técnicas e ver se as fotos melhoram haha
    http://palavrasambulantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou, Karol! Conta pra gente como foi e mostra suas fotos haha ficaremos felizes em ver! Beijos

      Excluir
  7. Sou péssima fotógrafa e ainda mais pelo meu smartphone haha Mas vou aplicar essa dicas e vamos ver
    Ameei aqui

    Seguindo tbm! Retribui lá?
    http://diariamentedicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Dani! Fico feliz que tenha gostado! Não se esqueça de mostrar pra gente suas fotos ein? Beijos

      Excluir
  8. Amarilis, estou conhecendo o seu blog e já me encantei, gosto muito de fotografias, ganhei uma câmera muito boa da Nikon e não consegui explorar ela ainda! Preciso ler mas o seu blog para pegar umas dicas legais! Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque! Seja muito bem vinda! Fico feliz que tenha gostado e vamos esperar vc aqui sempre, viu? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, ficaremos felizes em ouvir! Beijos

      Excluir
  9. Sempre que eu ouço alguem dizendo que "precisa comprar uma camera decente para começar a tirar fotos boas" me dói na alma....A camera ajuda?Um pouco. Mas quem faz as fotos boas é a pessoa que tira as fotos...Adorei o post pois mostra exatamente isso que eu penso (Além de otimas tecnicas para eu melhorar as minhas fotos...hahah)
    Parabéns ;)
    https://harmoniadadesordem.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza, Nessa! Não importa o equipamento, importa vc! Fico feliz que tenha gostado e esperamos vc mais vezes aqui. Beijos

      Excluir

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!