Planetas, galáxias e um pouco mais

sábado, julho 18, 2015

Nesta semana, após viajar nove anos e 4,77 bilhões de quilômetros percorridos, a sonda New Horizons passou nesta terça-feira (14) pelo ponto mais próximo de Plutão, revelando as melhores imagens já feitas de um do “planeta-anão” e já mandou imagens incríveis. Esta foto tirada por ela causou alvoroço na comunidade científica, pois é a imagem mais detalhada de Plutão. 





Aproveitando o clima, escolhi algumas fotos tiradas pelo telescópio Hubble, que está em orbita desde 24 de abril de 1990. O Hubble é um importantíssimo instrumento de observação para astrônomos. Com ele, é possível observar pontos que antes eram inacessíveis aos olhos humanos e eram mistérios para os pesquisadores.
O telescópio permitiu observações de galáxias que estavam nascendo há bilhões de anos. Em 25 anos, ele também ajudou cientistas a entender melhor mistérios como a evolução do universo ou os buracos negros.
Além do trabalho científico, o Hubble (e suas câmeras) forneceram imagens belíssimas aos cientistas e aos leigos.
Nebulosa Olho de Gato


A imagem mostra uma nebulosa planetária. Ela é conhecida como Nebulosa Olho de Gato, por conta da sua aparência. Ela está há 3.000 anos-luz da Terra. Uma nebulosa planetária se forma quando uma estrela semelhante ao sol passa a ejetar seus gases. A foto foi capturada em 2004.

Saturno


A foto mostra o planeta Saturno, do Sistema Solar. A foto é importante pois tem uma informação extra. Especialistas acreditam que esta imagem mostra a cor real do planeta. Saturno é formado por gelo de amônia e gás metano. Seus anéis são formados por gelo e poeira. A foto foi capturada pelo Hubble em 1998.

A primeira imagem


A imagem da direita foi a primeira foto capturada pelo telescópio Hubble. Na esquerda está a mesma imagem feita de um telescópio no Chile. Com ela é possível ver a importância do Hubble. A atmosfera terrestre distorce a luz -- e consequentemente a imagem. A foto do Hubble é muito mais nítida do que a feita da Terra.
Essa primeira imagem serviu para que fosse possível realizar os últimos ajustes de foco do telescópio.

Lua Io e Júpiter 



Está foto de 1999 mostra a lua Io e sua sombra refletida sobre a superfície de Júpiter. O planeta tem 67 luas confirmadas. A Io é uma das quatro maiores, conhecidas como luas galileanas, pois foram descobertas por Galileu Galilei. A sombra da Io anda sobre a superfície de Júpiter a uma velocidade de 17 km por segundo.

Galáxias interagindo


Esta imagem fotografada em 2011 pelo Hubble mostra duas galáxias diferentes com forma espiral interagindo. A força gravitacional entre as duas galáxias causou a distorção de formato nelas. A observação dos efeitos da gravidade entre duas galáxias ajuda astrônomos a entender melhor o desenvolvimento e evolução do universo.

Campo Ultra Profundo


Esta pode não ser a foto mais bonito capturada pelo Hubble, mas é uma das mais importantes. Ela é a combinação de imagens capturadas pelo telescópio entre 2002 e 2012. A imagem original mostra cerca de 10 mil galáxias. São galáxias em formação, jovens, adultas e algumas morrendo.


Cada imagem mais incrível que a outra não é mesmo? Deixe nos comentários o que achou!! Até mais!!

Leia também

1 comentários

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!